No âmbito da UC Análise de Recursos Educacionais, a atividade 2 pretende a seleção de dois REA online; a escolha dos referidos REA deve ser explicada e fundamentada. Os mesmos REA devem ser utilizados na realização de uma, ou mais, actividades de aprendizagem.

Tendo em vista a planificação de actividades no âmbito do Programa da componente sociocultural da disciplina de Cidadania e Mundo Atual dos Cursos de Educação e Formação Tipo 2, os REA escolhidos foram:

– PORDATA – Base de dados Portugal Contemporâneo

OER Commons

 

Atividade 1

No Módulo C8 – Fecundidade e Envelhecimento: Famílias em Mudança, pretende-se que os formandos reflitam sobre o declínio da fecundidade e da natalidade, o aumento da esperança média de vida e as alterações demográficas que lhe estão associadas nomeadamente nas famílias e na sociedade em geral.

Proposta de atividade:

Após a visualização vídeo acima disponibilizado, em http://www.pordata.pt/ aceda ao Recurso Educativo Aberto PORDATA – Base de dados Portugal Contemporâneo. Após aceder à base de dados de Portugal, nos separadores 2 – Censos da População, 6 – Nascimentos e Fecundidade, e 7 – Óbitos e Esperança de Vida, deve analisar individualmente as seguintes taxas e indicadores:

ü  Taxa de crescimento anual médio da população (http://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+de+crescimento+anual+medio+segundo+os+Censos+(percentagem)-876)

ü  Taxa de fecundidade geral (http://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+de+fecundidade+geral-618)

ü  Taxa bruta de natalidade (http://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+bruta+de+natalidade-527)

ü  Idade média de maternidade (http://www.pordata.pt/Portugal/Idade+media+de+maternidade-417)

ü  Taxa bruta de mortalidade e taxa de mortalidade infantil (http://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+bruta+de+mortalidade+e+taxa+de+mortalidade+infantil-528)

ü  Indicadores de envelhecimento (http://www.pordata.pt/Portugal/Indicadores+de+envelhecimento+segundo+os+Censos-525)

ü  Esperança de vida à nascença (http://www.pordata.pt/Portugal/Esperanca+de+vida+a+nascenca+total+e+por+sexo-418)

ü  Esperança de vida aos 65 anos de idade (http://www.pordata.pt/Portugal/Esperanca+de+vida+aos+65+anos+total+e+por+sexo-419)

Após a análise individual das diferentes taxas e indicadores disponíveis nos separadores indicados, com recurso à ferramenta “Ambiente de Consulta” aprofunde a sua análise, criando tabelas e gráficos que lhe permitam refletir sobre as seguintes questões:

  • o crescimento anual médio da população portuguesa
  • a relação entre a taxa de fecundidade geral, a idade média da maternidade e a taxa bruta de natalidade
  • a relação entre a diminuição da taxa bruta de mortalidade, o envelhecimento da população e o aumento da esperança média de vida.

Por último, reflita sobre as implicações que a diminuição da fecundidade, da natalidade e da mortalidade e o consequente aumento da esperança de vida e do envelhecimento da população têm nas estruturas familiares e societárias.

Nota: A atividade é realizada em grupos de trabalho constituídos por dois formandos. A atividade deve ser publicada em blog, refletindo as diferentes fases do trabalho realizado.

Critérios da minha escolha:

  • responde às necessidades de informação credível, concentrando diferentes fontes de informação, simplificando o acesso a quem não domina competências de análise estatística, como é o caso dos presentes formandos,
  • permite o acesso de forma gratuita,
  • intitula-se como serviço público, tendo por base a recolha, análise e compilação de dados disponíveis em organismos oficiais, por isso, credíveis,
  • encontra-se dividido em dois grandes temas – Portugal e Europa -, os quais se subdividem em diferentes separadores temáticos que disponibilizam temas mais específicos,
  • apresenta uma interface agradável e de fácil utilização,
  • encontra-se em Português.

 

Atividade 2

No Módulo B6 – Funcionamento da União Europeia: a Europa Unida, pretende-se que os formandos adquiram conhecimentos básicos sobre a história da União Europeia, as suas instituições e políticas.

Proposta de atividade:

Em http://www.oercommons.org/, designadamente em http://www.oercommons.org/courses/a-z-of-europe/view os fomandos acedem a um conjunto de 26 questões sobre a Europa com o objetivo de serem verificados os conhecimentos que possuem anteriormente ao inicio do módulo.

Posteriormente, é proposto aos formandos a realização de um trabalho individual sobre a história da União Europeia e as suas instituições e políticas. De forma a cumprirem a sua tarefa são disponibilizados dois espaços informativos onde devem realizar a sua pesquisa:

– história da União Europeia – http://www.oercommons.org/courses/history-of-europe-1800-to-the-present/view

– União Europeia: instituições e políticas – http://www.oercommons.org/courses/european-politics/view

Nota: A atividade é realizada individualmente e deve ser publicada online em formato de apresentação eletrónica.

Critérios da minha escolha:

  • visto que possui a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 License, é possível a partilha e a adaptação de conteúdos mediante os termos estabelecidos na licença,
  • encontra-se organizado por áreas temáticas e por níveis de escolaridade, facilitando o acesso à informação,
  • disponibiliza diferentes tipos de materiais,
  • permite o acesso de forma gratuita,
  • permite a realização de pesquisa simples e avançada, facilitando o acesso à informação,
  • possui um elevado número de recursos.
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