Identificação e breve descrição do recurso educativo online

O recurso educativo online escolhido é uma apresentação eletrónica sobre o sobre o tema da Segurança na Internet, intitulada Semana da Internet Segura, disponível no Portal das Escolas, em https://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/00_recursoseducativos/259/Ver%20Recurso%20Educativo?topage=red_readonly&red_id=3768.

Foi publicado a 09|02|2012, em português, pela Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico dos Carvalhos. Dirige-se a crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos. Aborda diferentes subtemáticas da internet segura – chat e antivírus, email com anexos, pesquisas na net, encontros presenciais, vídeos no telemóvel, toques grátis, redes sociais, utilização segura do correio eletrónico, cyberbullying, regras de conduta na internet, direitos de autor, jogos online – recorrendo à exploração de vídeos.

O presente recurso educativo online permite uma interatividade expositiva e interrogativa, apresentando-se como um método pedagógico ativo, nomeadamente nos momentos “Alertas: o que farias?”.

Apresentação da grelha e sua justificação

Tendo por base o documento de apoio “Evaluating, Selecting, and Managing Learning Resources: A Guide”, elaborei a grelha de análise e avaliação com os seguintes parâmetros e critérios:

Conteúdo: atualidade, utilidade e adequação aos objetivos e necessidades de aprendizagem

Design instrucional: promoção de uma aprendizagem ativa, de competências de comunicação e da interação grupal; adequação aos objetivos de aprendizagem

Design técnico: disponibilização de materiais de suporte adequados, design visual interessante e adequado ao ambiente de aprendizagem, fácil utilização

Considerações sociais: em conformidade com as idades dos grupos-alvo

A grelha avalia o recurso numa escala de 1 a 4 (mau, insuficiente, bom, muito bom).

 

Avaliação descritiva do recurso educativo online com base na grelha

 

Conteúdo

Design instrucional

Design técnico

Considerações sociais

atualidade

4

aprendizagem ativa

3

disponibilização de materiais de suporte adequados

2

em conformidade com as idades dos grupos-alvo

3

utilidade

4

competências de comunicação

4

design visual interessante e adequado ao ambiente de aprendizagem

4

 

 

adequação aos objetivos e necessidades de aprendizagem

4

interação grupal

3

fácil utilização

4

 

 

 

 

adequação aos objetivos de aprendizagem

4

 

 

 

 

 

O recurso educativo online escolhido, no geral, apresenta uma boa avaliação, dada a sua atualidade, utilidade e adequação aos objetivos e necessidades de aprendizagem; a sua fácil utilização, a par com um design visual interessante e adequado ao ambiente de aprendizagem permite igualmente o desenvolvimento de competências de comunicação.

O extenso grupo etário a que se destina esta apresentação poderá levar a um encontro deficitário das necessidades especificas de cada grupo; a ausência de links diretos para aceder aos vídeos propostos na apresentação também compromete os materiais de suporte.

 

Conclusão

Dada a pertinência da temática deste recurso educativo online, as lacunas que o mesmo apresenta podem ser colmatadas com a utilização conjunta de outros recursos, igualmente disponíveis no Portal das Escolas, como é o caso das tiras de banda desenhada SeguraNet “Tu decides por onde vais”, para além do próprio site da SeguraNet que disponibiliza outros recursos educativos que podem enriquecer o recurso aqui apresentado.  

 

Webgrafia

British Columbia – Ministry of Education. Evaluating, Selecting, and Managing Learning Resources: A Guide. Consultado em fevereiro de 2012. Disponível em http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/file.php/50701/documentos/aval-re-min-educ-british-columbia-canada-excertopdf.pdf

DGIDC. Projecto SACAUSEF: Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação. Consultado em fevereiro de 2012. Disponível em http://www.crie.min-edu.pt/index.php?section=92

Anúncios